26 de janeiro de 2010

Matéria que saiu na Folha de Londrina

25/01/2010

Jovens fazem campanha contra violência

Cambé - Os altos números de homicídios e crimes envolvendo a comunidade jovem em todos os cantos do país serviram de alerta para que a Igreja, através de suas Pastorais da Juventude, dessem início à Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Em Londrina e região, ela foi lançada ontem durante as missas. Na Paróquia São Francisco Xavier, em Cambé (Norte), o primeiro dia da campanha foi marcado por uma missa e um ato, simbolizando os pedidos de paz.

''Nós convidamos as pessoas a sujarem as maõs com tinta branca, reafirmando nossa intolerância contra a violência e o extermínio de jovens e, pedindo paz para nossa sociedade'', disse a coordenadora da Pastoral da Juventude da Paróquia, Francielly Camilo.

A católica Marli Eleotério diz que tão importante quanto a conscientização através da Igreja, entidades, família e amigos, é vestir a camisa e sujar as mãos. ''Esse gesto significa entrar em ação e fazer alguma coisa para diminuir a violência que vivemos hoje. Para mim, essa campanha é extremamente necessária e portanto, merece o envolvimento de todos'', contou.

De acordo com o padre Cleiton Rodrigo de Melo, a campanha surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas em nível nacional em relação à morte de jovens e adolescentes. A iniciativa foi do padre Gislei, assessor nacional de jovens em Brasília, que esteve ano passado em Londrina, lançando a campanha para as lideranças da Igreja Católica do Paraná. Pouco tempo depois de sua passagem pela cidade, ele foi assassinado.

''E agora, nossa missão é expandir essa ação para toda a sociedade. Para isso, contamos com o envolvimento de entidades e outras igrejas, mas principalmente da comunidade. A proposta é fazer com que as pessoas busquem mais a Deus e promovam a paz'', explicou. A campanha segue durante todo o ano com palestras, discussões, encontros e passeatas, promovidas pelas pastorais das igrejas.


Micaela Orikasa
Reportagem Local
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...