26 de janeiro de 2010

I Semana da Juventude de Cambé

Jovens são motivados a tornarem-se protagonistas de sua realidade

Aconteceu nos dias 17 a 24 de janeiro de 2010 na Paróquia São Francisco Xavier a I Semana da Juventude de Cambé, com o tema “Eu caçador de mim”. Contando com a participação de aproximadamente 50 jovens dos grupos KOG, Anjos da Fé e Jesus Conosco, a semana debateu temas que levassem o jovem a buscar um sentido para sua vida.

O objetivo principal da semana foi favorecer o autoconhecimento de cada jovem que participou, estimulando-os a conhecer e perceber suas características, qualidades e limites. E mais importante, que eles descobrissem o que possuem de bom e em que precisam melhorar: preferências pessoais, estímulos e motivações.

A semana deu inicio com a Haven’s Fest na qual, todos dançaram ao som de música eletrônica e da animação do grupo Anjos da Fé. Na segunda-feira o tema foi “Espiritualidade”, coordenado pela equipe de coordenação da Pastoral da Juventude de Londrina foi rezado um Oficio Divino da Juventude, que recordou e celebrou as angustias e anseios da juventude, motivando cada um a lutar por um outro mundo possível.

A terça-feira foi a vez da Irmã Felicitas e do Robson que falaram de “Namoro: Sexualidade e Afetividade”. De forma dinâmica discutiram as dificuldades e alegrias de se relacionar sexual e afetivamente com o próximo. Na quarta-feira o tema foi “Discriminação e exclusão” ministrado pela Rosangela da Pastoral Afro o assunto foi debatido de forma simples levando cada um a refletir sobre suas atitudes perante o próximo.

Na quinta-feira, com a Irmã Doralice o tema foi “Sou amigo de Deus e inimigo do mal”, apresentado com muitas dinâmicas os jovens realizaram discussões em grupos, construindo um cenário das dificuldades para o jovem seguir o caminho de Deus hoje. Com o tema “Eu protagonista (Subjetividade)” Pe. Tio falou das etapas para tornar-se um protagonista jovem da própria realidade como também as motivações para esta missão.

No sábado refletimos sobre as várias máscaras que usamos, a reflexão partiu do fato que, usamos tantas máscaras para agradar aos outros, e de tanto usa-las deixamos de ser quem realmente queremos ser e habituamo-nos a falsas idéias.

Para encerrar a semana de atividades, no domingo de manhã celebramos uma Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Cleiton e lançando um desafio para cada jovem: Trabalhar contra a violência e extermínio de jovens.

A proposta surgiu a partir de uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso lançamos na Arquidiocese de Londrina a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens.
Sujando as mãos com tinta branca e marcando a bandeira da campanha os jovens e toda a comunidade da Paróquia São Francisco Xavier, foi convidada a reafirmar a intolerância contra a violência e o extermínio de jovens e, pedindo paz para nossa sociedade.

Confira as fotos da semana:
http://picasaweb.google.com.br/franciellycamilo/SemanaDaJuventudeCambe#


Francielly Camilo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...