Nossa história

"O que a memória amou ficou eterno."
(Adélia Prado)


A atual fase da Pastoral da Juventude de Londrina começou quando, o Setor Juventude preocupado com a grande demanda de grupos de base com identidade pastoral, buscou a reconstituição de uma Equipe Arquidiocesana para PJ.

Após três anos de trabalho nas bases surgiu a iniciativa vinda das congregações que trabalham com a juventude na cidade, são elas: Murialdos de São José, Oblatos de São José e Irmãs Xaverianas que, juntaram esforços para criar cursos de formação de líderança e futuramente colher os frutos e organizar um trabalho arquidiocesano da PJ.

No ano de 2007 a Congregação dos Oblatos de São José trouxe para Londrina a experiência da Escola de Educadores, uma escola de formação voltada para líderes e assessores de grupos de adolescentes e jovens, que aqui recebeu o nome de Projeto Passo a Passo Pé Vermelho.

Inserindo a realidade da juventude de Londrina e com um olhar voltado para a necessidade de formar líderes capacitados que pudessem atuar como articuladores da Pastoral da Juventude a escola passou a ser Arquidiocesana no ano de 2008.

No mesmo ano aconteceram as oficinas do Oficio Divino da Juventude e do Projeto de Vida e Missão, já com uma participação e organização de uma equipe que mais pra frente passaria a ser a Coordenação Arquidiocesana. Houve a representatividade também, nas Reuniões Executivas e na Assembléia da PJ do Regional Sul 2, em Curitiba.

No primeiro semestre de 2009 aconteceu o 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em Natal, na qual três jovens de Londrina participaram trazendo a experiência para a equipe que se fortalecia cada vez mais.

Aconteceu também o segundo Projeto Passo a Passo Pé Vermelho e pela primeira vez a Reunião Executiva da PJ do Regional Sul 2 foi na cidade de Londrina. Ainda, três jovens participaram em União da Vitória do 15º Encontro Regional da Pastoral da Juventude.

No segundo semestre, aconteceu a segunda Oficina do Oficio Divino da Juventude, uma forte participação da PJ no Grito dos Excluídos e nas Pastorais Sociais. No dia 7 de setembro de 2009 em reunião extraordinária foi eleita a nova Coordenação Arquidiocesana da PJ de Londrina. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...