9 de junho de 2009

Encontro de Assessores - Regional Sul II



Querida Juventude Londrinense!

Aqui de novo para partilhar com todos/as vocês, os caminhos da Pastoral da Juventude no nosso Regional Sul II. Foi na Cidade de Maringá, durante os dias 1 - 4 de junho de 2009. O dia 2 foi dedicado aos membros do Setor da Juventude, com seus respectivos assessores, a única diocese que levou um número significativo de membros foi Curitiba, nós de Londrina temos que trabalhar bastante para que isso aconteça na nossa Diocese, mas não desanimamos.

Juntos, estudamos, discutimos e refletimos alguns aspectos importantes para nos animar e trocar idéias no acompanhamento do universo juvenil das nossas dioceses. Toda esta reflexão foi conduzida pelo Bispo referencial do Setor Juventude a nível Nacional Dom Eduardo Pinheiro e pelo Pe. Gisley Azevêdo, os quais foram acompanhados também pela secretaria nacional, Hildete Emanuelle.

O primeiro dia foi apresentado o papel do setor juventude baseado no documento 85, já no segundo dia na parte da manha foi apresentada à figura do assessore da juventude com todos os desafios que é ser assessor no hoje da história, se aprofundou também a importância de ter e desenvolver a sensibilidade para educar aos jovens desde um olhar novo, que sabe admirar o mundo através de uma perspectiva da criação, e, portanto, da contemplação que nos conduz a um compromisso social e comunitário.

Na parte da tarde, Dom Eduardo explicou o Projeto de Vida seja para a vida do Assessor assim como o fato de acompanhar e motivar aos jovens na realização do projeto de vida pessoal.

Houve uma interessante exposição do projeto nacional da CNBB colocando em destaque as diretrizes da Evangelização da Missão Continental fez-nos um forte apelo para aprofundar estas e levá-las em consideração nos projetos de evangelização, a importância de tornarmos discípulos missionários no mundo juvenil.

Por último, Hildete, a secretaria nacional partilhou conosco a próxima campanha contra a violência e extermínio dos jovens que se iniciou na Bahia e querem unir forças com os diferentes regionais para pressionar e pôr um final a tamanha violência. Ela também nos apresentou um panorama da situação dos regionais do Brasil, parabenizando o Paraná por continuar neste pique em favor e com a Juventude, tentando caminhos novos e nesta troca de idéias entre dioceses.

Com todos esses conteúdos, reflexões e motivações, voltamos às nossas dioceses com um grande desejo de continuar o trabalho, tendo como víeis a Juventude na suas múltiplas realidades.

Sendo assim, querid@s jovens, continuemos na caminhada em favor da construção da Civilização do Amor nos ambientes nos quais cada um de nós atua!

Ir. Felicitas Santiesteban
mmxs.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...