16 de abril de 2009

Cidadania ou morte?

A juventude brasileira, organizada em inúmeros grupos nas comunidades, escolas, campo, periferias, aglomerados, assentamentos, entre outros lugares, iniciaram a Semana da Cidadania. Coloca-se em pauta a criminalização dos/as jovens com o desejo de fomentar uma grande marcha em prol da vida: JUVENTUDE EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA. Estamos no ano da escuta dos/as jovens em seu lugar vital. Esta escuta tem sido muito dolorosa porque a situação de vulnerabilidade jovem é imensa tanto quanto a violência à que estão sujeitos cotidianamente. Eis alguns relatos:

- Natal, Rio Grande do Norte, janeiro de 2009 – 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude: uma jovem, indo almoçar num restaurante bem perto do Colégio Marista, onde se realizava o encontro, fora abordada por jovens que lhe queriam tomar o celular. Mesmo que ela estivesse rodeada de amigos!

- Bom Jesus da Lapa, Bahia, janeiro de 2009 – 3º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular: ao tempo todo éramos alertados para cuidar-nos e nunca subir sozinhos as pedrarias do morro que da beleza e encanto ao Santuário de Bom Jesus da Lapa porque nas trilhas há muito perigo de roubos.

- Orizona, Goiás, março de 2009 – Um jovem negro, liderança da Pastoral da Juventude Rural sofrera tentativa de extorsão e chamara a polícia. Ao chegar, a polícia deixa de lado o acusado da infração criminosa e aborda a vítima da extorsão como se fosse ele o acusado, interrogando-o sobre a origem do seu dinheiro e da computador em suas mãos. Isso porque é um jovem negro- relatou o jovem ao desabafar a humilhação sofrida pelos que são funcionários para garantir a paz e integridade de qualquer pessoa!

- Catú, Bahia, março de 2009 – Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude Rural: alguns jovens, saindo à noite, mesmo estando em grupo sofreram tentativa de assalto numa pacata cidade que fica aproximadamente 2hs de Salvador. Aprofundando, as estatísticas apontam que ela está entre as 5 cidades mais violentas do Brasil.

- Viçosa, Minas Gerais – 6ª feira da Paixão de 2009 – Quando D. Eurico fazia o sermão de descida da cruz e falava da violência nos dias de hoje, um jovem é assassinado com quatro tiros na cabeça no quarteirão da frente da igreja.

E você, que situações de violência tem presenciado em sua realidade?

Abrace esta campanha a partir dos conselhos de S. Paulo Apóstolo: sustente sua "fé por meio de obras" que garantam a vida de nossos/as jovens.

Com o coração apertado e dolorido por tantas corpos mortos e vidas ceifadas, que nesta Páscoa o Senhor Ressuscitado alimente nossa vida para o compromisso com o povo de Deus que busca a terra onde corre leite e mel.

Boa Semana da Cidadania. Envie ao Setor Juventude (juventude@cnbb.org.br ) relatos das atividades da semana e ações realizadas para defender a vida dos/as jovens.

Na Páscoa de Cristo, eis que os jovens rompem o silêncio e gritam por paz!
"É tempo de escutar os/as jovens em seus lugares vitais"!

Na ternura jovem,
Pe. Gisley Azevêdo Gomes, css Assessor Nacional Setor Juventude - CNBB
(55) 61 2103-8341
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...