19 de março de 2012

Arquidiocese de Londrina inicia Ação Evangelizadora para a JMJ 2013

Aconteceu no dia 18 de março de 2012 a 1º Reunião de Preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com a presença do Secretário Executivo da CNBB do Regional Sul II Pe. Mário Spaki e da Secretária das Pastorais da Juventude do Regional Sul II Nádia Serdoco, participaram 60 jovens vindos de 27 paróquias da Arquidiocese de Londrina.

A atividade que aconteceu no auditório do Colégio Marista tinha como objetivo apresentar a Ação Evangelizadora RIO que cresce entre nós, que será uma ação de âmbito paroquial envolvendo jovens de pastorais, movimentos, escolas, etc. em vista da JMJ que acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro.

A Ação Evangelizadora pretende ser um ‘pontapé’ inicial, a uma preparação remota e criar uma rede organizada de contatos com a juventude, no Regional, em vista da JMJ Rio-2013. Também quer ajudar a juventude do Paraná a melhor se articular, desafiando-a e envolvendo-a numa experiência missionária e arrecadando fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à Jornada.

A meta é levar para o Rio de Janeiro em 2013, 100 mil jovens paranaenses, totalizando uma média de 100 jovens por paróquia, dado que o Paraná conta com um pouco mais de 800 paróquias em seu território.
A missão que cada jovem assume, e consequentemente toda a igreja do Regional Sul II, tem como referência a multiplicação dos pães (Mc 6,30-44). Na prática, cada jovem irá arrecadar um valor específico com o oferecimento dos cincos pães e dois peixes, abordando pessoas próximas a ele (familiares, amigos, companheiros de trabalho, etc.) afim de que Deus realize o milagre da partilha e da multiplicação.

Serão sorteadas 20 participações na JMJ e duas viagens para a Terra Santa. Para aquele jovem que conseguir a maior doação pelos dois peixes (somados), também irá conhecer os lugares onde Jesus viveu, inclusive o lugar da multiplicação dos pães e da pesca milagrosa.

Os recursos arrecadados serão repartidos com a Coordenação Arquidiocesana do Setor Juventude, com a Secretaria da Juventude do Paraná, ambas para as despesas ligadas a JMJ e com o Regional Sul II da CNBB que promove a Ação.

Mais que um grande evento da juventude católica, a Jornada Mundial da Juventude significa para o Brasil uma grande oportunidade para a evangelização e fortalecimento dos nossos espaços de trabalho juvenil. Com o tema “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19) a JMJ, começa agora!

Como muitos jovens ainda não pegaram o kit e se comprometeram a Ação, no dia 15 de abril de 2012, haverá uma 2º Reunião de Preparação para a JMJ. Será as 9h no Centro Pastoral Arquidiocesano de Londrina. É imprescindível a participação de no mínimo dois jovens por paróquia, mesmo que não haja grupos juvenis na comunidade.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...