27 de abril de 2011

Semana da Cidadania ACONTECEU!

Aconteceu no dia 25 de abril o primeiro dia da "Semana da Cidadania". Que este ano traz como tema "Juventude terra viva". Pe. Dirceu Luiz Fumagalli, assessor da CPT nacional há cinco anos nos trouxe um pouco sobre a 'semente'. Algo tão simples, que aparentemente para nós da cidade não teria nada a ver. Porem ele já começa nos provocando a pensar em quantos tipos de semente ou derivados da semente nós comemos durante o dia (Pão, manteiga, arroz, feijão, frutas, etc). Tambem provocando a discussão da variedade de sementes que o Brasil produz e para quem produzimos. Alem de grande parte da produção ser de grãos, que não serão semeados novamente, e ainda 70% é para a Europa , principalmente a Suíça pra fazer ração animal. Hoje o pequeno agricultor fica refem das multinacionais que patentiaram sementes e somente deles podem comprar os sacos de sementes para proxima safra. Alem disso o Brasil é o que mais utiliza agrotoxico, chegando a "3 litros por pessoa" do país. Em Mato Grosso este numero aumente para "45 litro" por matogrossense.

Os "transgenicos" tambem entraram em discussão, sendo o motivo principal para as monoculturas de 'grãos'. Alem das modificações geniticas tambem realizadas na avicultura, com injeção de ormonios nos pintinhos e em 36 dias já estão crecidos e prontos para o abate. Da comida que vai para nossa mesa 75% vem dos pequenos produtores, muitas vezes da nossa propria região, mas que precisam passar por "centros de distribuição" até chegar a nós, já com o preço dobrado ou triplicado, pois para levar os alimentos a estes centros precisa de caminhões, estradas, gasto com combustivel, etc.


O que fica claro é a industria do agronegocio onde uns poucos se beneficiam de um bem comum e necessario a todos; sem querer saber se irá afetar o ambiente, se irá chegar a nós com boa qualidade ou se os trabalhadores rurais conseguirão se manter no campo. O importante é o "lucro" dos patrões; o quanto eles vão ganhar com isto. Semente hoje é um produto do mercado. O que antigamente, há milenios, se cultivava com variedades infinitas de frutas como a laranja, hoje existe apenas 3 ou 4 tipos e ainda não tem o mesmo cheiro, gosto de antigamente.

Nossos filhos e netos talvez não conheçam o verdadeiro gosto de uma 'polkan', de uma 'manga" (com "fiapos") e ainda passem a não acreditar que existiu um dia tanta variedade de uma mesma especie de semente.

"Eu creio sim!
Eu creio na semente
lançada na terra na vida da gente.
Eu creio no amor.
No canto sonoro da ave que voa.
Liberdade é um grito que bem alto resoa.
No jovem que luta esperança se faz.
Na semente que nasce é a vitoria da paz."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...