27 de setembro de 2010

A Juventude está em festa


No próximo dia 24, será comemorado o vigésimo quinto Dia Nacional da Juventude. Para uma data tão importante é preciso um tema que relembre toda a caminhada. Quando se vê a escolha deste ano, percebe-se que “celebrando a memória e transformando a história” é o ideal. Mas não para por aí! Não basta apenas reviver, mas é preciso convidar os jovens de hoje a festejar e é aí que o lema aparece “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa e em marcha contra a violência”.

Após esse chamado é impossível ficar parado e os preparativos para o Dia Nacional da Juventude já começaram. No último dia 12, as lideranças da juventude da Arquidiocese de Londrina se reuniram na Epesmel para uma manhã de formação sobre esses vinte cinco anos de luta. Em um primeiro momento, todos os temas dos DNJs foram apresentados e comentados. Lá se viu os anseios dos jovens! Não apenas pelos direitos básicos, como saúde e educação, mas por um mundo mais justo, pela cultura, meio-ambiente, etc.

Na segunda parte da manhã chegou a hora de pensar o que esse Jubileu de Prata quer dos jovens e para os jovens. Patrícia, assessora da Pastoral da Juventude, fez um bate papo com os presentes e jogou a pergunta: “Quais são as dívidas sociais que o Brasil tem com a juventude?”. Todos sabem que ainda são muitas! Um jubileu traz um tempo de “organizar a casa”, no nosso caso, a sociedade em que vivemos. Portanto é hora de dar graças pelo que já foi conseguido e lutar pelo que ainda se necessita. Assim nos reuniremos no dia 24 de outubro para exclamar nossas aspirações e celebrar o nosso dia.

Mas o DNJ não se resume a um dia de festa! Também é preciso reflexão. Por isso, um subsídio será mandado para todas as paróquias. Quem tiver alguma dúvida ou não receber o material pode entrar em contato com o Setor Juventude pelo e-mail setorjuventudelondrina@hotmail.com

O Setor pede que, se possível, os jovens mandem o que foi refletido nos grupos. Que dívidas sociais o Brasil ainda tem com os jovens de sua paróquia? O que vocês desejam? Que ação concreta vão desenvolver? Queremos a sua opinião para mostrar a cara da nossa juventude católica.

Esperamos a todos no Jubileu de Prata do Dia Nacional da Juventude, na Epesmel, a partir das 9h. Na programação teremos missa, barracas dos movimentos, pastorais e grupos, animação e manifestações artísticas. E se jovem que é jovem não fica parado, inscreva já seu grupo nas apresentações do DNJ. Temos que conhecer os talentos da arquidiocese! É só mandar a ficha de inscrição até o dia 30 de setembro.

Até o dia 24 de outubro!


DNJ 2010 - 24 de outubro - 9h - EPESMEL - Londrina
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...