19 de janeiro de 2010

CPT ACOMPANHA MOBILIZAÇÃO INDÍGENA

Indígenas realizam uma série de mobilizações em todo país contra o fechamento da dos escritórios regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai)
Mais de 200 índios das etnias Caingangue, Guarani e Xetás voltaram a protestar na cidade de Londrina (PR) na tarde de ontem (18). Os protestos são contra o decreto 7.056/09, assinado pelo presidente Lula em 28 de dezembro, que prevê a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a extinção das administrações regionais do órgão no Estado, assim como de todos os Postos Indígenas. Durante todo o dia os manifestantes bloquearam parte da avenida Celso Garcia Cid onde iniciaram o protesto por volta das 16h em frente à sede da Funai que está ocupada pelos índios há pouco mais de uma semana.


Após um ritual de dança, os indígenas seguiram a pé até o Calçadão da cidade, na região central, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a causa. No local eles queimaram bonecos de panos representando o presidente Lula e o presidente da Funai, Márcio Meira. “O tratamento com o povo indígena precisa ser diferenciado. A sociedade precisa saber que existimos, que estamos aqui e precisamos ser ouvidos. Sem os postos regionais da Funai como seremos assistidos?”, indaga Eloy Jacintho, um dos líderes do movimento. Segundo ele, as manifestações estão ocorrendo em todo Brasil na tentativa de revogar o decreto. “Estamos forçando uma situação para o Lula receba a comissão indígena que não foi recebida até agora para debater o assunto.”

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Paraná acompanha os protestos com o objetivo de prestar solidariedade aos indígenas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...