27 de outubro de 2009

Londrina celebra o DNJ!

Mais um ano o Setor Juventude da Arquidiocese de Londrina organiza o Dia Nacional da Juventude que foi celebrado em grande estilo. Preocupados em atingir toda a juventude de Londrina e que o grito contra a violência chegasse a todos os cantos da cidade o DNJ pela manhã foi realizado em cada decanato.

Como o tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida” era muito provocador para a cidade quem vem enfrentando uma onda forte de violência e é considerada a 60ª cidade com o maior número de jovens assassinados no Brasil segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), em cada região o jovem se propôs a discutir meios de trabalhar em função da paz.

A manhã foi intensa em muitos lugares, o tema foi divido conforme as realidades: Região Leste e Sertanópolis - Violência Escolar, Região Norte e Tamarana - Preconceito, Centro - Violência Familiar, Região Oeste e Cambé – Drogas, Rolândia e Porecatu - Violência Sexual.

Foram momentos de oração, partilha, animação, formação e principalmente foram momentos em que o jovem refletiu e traçou metas a serem cumpridas contra a violência.

Percebe-se jovens engajados, preocupados com a realidade em que vivem. Jovens que sonham com um mundo melhor e que se dispuseram a lutar pela vida, pela justiça, dignidade e pela paz!
Neste clima de esperança e luta muitos jovens saíram as ruas com faixas, batuques, bandeiras, gritaram e marcharam “Contra o extermínio da juventude”, pelo caminho era possível ver que por onde passava a marcha as pessoas saiam de suas casas e de certa forma apoiavam o grito forte da juventude.

A parte da tarde foi realizada na Paróquia São Vicente de Paula com shows e apresentações, nas quais cada realidade pode partilhar de forma criativa o que se refletiu na parte da manhã. Nos teatros e nas danças via-se no jovem a preocupação de sair do comodismo e fazer algo por um mundo melhor, nas pinturas do rosto, no figurino e nas músicas o jovem expressava sua indignação e seus sonhos.

O dia terminou com uma Santa Missa celebrada pelo Pe. Carlos Escobar e co-celebrada pelo Pe. Gabriel. Nela ofertamos nossas dores, alegrias e projetos para a construção do Reino de Deus. E por fim cada jovem foi enviado a dura missão de trabalhar pela paz, conscientes de que a marcha se dá diariamente, através de iniciativas transformadoras. Cada jovem torna-se discípulos e missionários de Jesus Cristo na luta pela vida.

O nosso agradecimento primeiramente a Deus que abençoou esse dia, a todas lideranças que compõe o Setor Juventude, as pastorais que nos apoiaram, aos padres que estiveram presentes, aos jovens que trouxeram a animação e a esperança da paz, enfim a todos que de forma direta ou indireta foram parte fundamentais para que esse dia fosse realizado.

E a luta continua juventude, esse foi só o começo do longo caminho a ser percorrido. Já dizia Gabriel o Pensador em uma de suas músicas “é preciso que se regue pra nascer a flor da paz, é preciso que se entregue com amor e muito mais. É preciso muita coisa e que muita coisa mude, muita força de vontade e atitude, pra poder colher a paz, tem que correr atrás e tem que ser ligeiro! Pra poder colher a fruta é preciso ir a luta, e tem que ser guerreiro!”


Em breve confira as fotos e os videos desse dia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...