1 de setembro de 2009

Pastoral da Juventude de Londrina realiza a 2° Oficina do Oficio Divino da Juventude


Celebrar a fé e a vida em comunidade é um dos carismas da Pastoral da Juventude, por isso busca no Oficio Divino da Juventude (ODJ) respostas para as questões existenciais e compromisso batismal na construção de uma sociedade com valores do Reino de Deus.

E é nesta procura de viver a experiência das antigas comunidades cristãs, valorizando a cultura, o compromisso social e a mística, que pelo segundo ano consecutivo a Pastoral da Juventude de Londrina em parceria com o Centro Juvenil Vocacional Josefino Marelliano realizou a Oficina do Oficio Divino da Juventude.

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2009, 40 jovens da Arquidiocese de Londrina e região se propuseram a conhecer e celebrar este tão rico instrumento de oração. A Oficina foi ministrada pelo Pe. Alexandre, OSJ, que motivou os participantes a se tornarem protagonistas da sua própria oração, ensinando-os as melodias, os ritos e os sentimentos contidos no Oficio.
O objetivo da oficina era “capacitar pessoas para que possam, através do uso do ODJ, com criatividade e a partir da apropriação de sua história, e demais recursos, fortalecer uma adesão pessoal e comunitária às causas da vida, a partir da espiritualidade bíblica” (ODJ - Roteiro de Capacitação).

Foram 2 dias de muita partilha e oração em que os jovens, coordenadores de outros jovens, vivenciaram a espiritualidade da fé cristã que mescla salmos, cânticos bíblicos e a herança das antigas comunidades de rezar pela manhã e pela tarde.

O Oficio Divino da Juventude é uma ferramenta de oração inspirado no Oficio Divino das Comunidades (ODC). Nele somos convidados a partilhar e celebrar com a comunidade, nossos medos, alegrias, sonhos, sentimentos. Porque quando os jovens se encontram para rezar o Oficio encontram-se para celebrar a Palavra de Deus.

Foram abordados temas como: História e Organização do ODJ, Elementos do ODJ, Salmos... Para muitos dos participantes que ainda não conheciam este instrumento de oração, o ODJ dá liberdade para o jovem de rezar os seus sentimentos, de valorizar a sua realidade, com muita criatividade e inovação, sem perder de vista o eixo que é a oração do Mistério da Páscoa de Jesus.


Francielly Hellena Camilo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...