11 de julho de 2009

Romaria da Terra do Paraná 2009

A Comissão Pastoral da Terra do Paraná tem a grande alegria de informar a todas as comunidades e organizações que a 24ª ROMARIA DA TERRA DO PARANÁ, acontecerá na Diocese de Apucarana, no dia 16 de agosto de 2009. O tema da Romaria da Terra será Direito a Alimentação Saudável.

Vivemos um contexto em que ganha força o debate em torno da produção e da qualidade dos alimentos. A produção e a comercialização dos alimentos foram concentradas nas mãos de empresas transnacionais. Esse processo escraviza os agricultores e agricultoras, encarece o preço dos insumos, polui o meio-ambiente e faz do campo um imenso "deserto verde" de cana, soja, madeira. Estima-se que 75% das 1.500 espécies de sementes domesticadas pelos agricultores/as já tenham sido perdidas, reduzindo toda alimentação humana a 15 ou 20 variedades de sementes. Hoje, 10 empresas de sementes controlam quase 40% do comércio mundial de sementes.


Todo esse modelo está por trás da crise alimentar que coloca em risco o direito à alimentação de milhares de pessoas no mundo. Essa situação agrava ainda mais a situação dos quase 14 milhões de brasileiros (ou 7,7% da população) que vivem em domicílios nos quais a fome esteve presente ao menos um dia em 2004, como revela a primeira pesquisa sobre Segurança Alimentar feita pelo IBGE. Considerando todos os níveis de insegurança alimentar, 72 milhões de pessoas (39,8%) estavam vulneráveis à fome.

A 24ª Romaria da Terra do Paraná pretende chamar a atenção para a gravidade dessa situação e ao mesmo tempo possibilitar um debate que aponte alternativas e iniciativas que vão desde a partilha da terra até projetos de economia solidária, padarias e hortas comunitárias, agroecologia, etc.



Organize desde já a sua caravana! Maiores informações na página da CPT na internet (www.cpt.org.br), pelo email cpt@cpt.org.br ou pelo telefone 41-3224-7433.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...