13 de maio de 2009

O quebra-cabeça Da Pastoral da Juventude: Um jeito novo de ser e fazer
















E aí linda Juventude!


Pois é, a gente reuniu-se com 11 participantes de quatro decanatos que responderam ao convite da Diocese (Norte, Sul, Leste e Cambe), para juntos formar o nosso quebra-cabeça, e como o nome bem descreve está sendo um quebra – cabeça mesmo! Mas estamos nessa!


A gente não desanima, porque sabemos que desde sempre a construção da Civilização do Amor não foi e não é fácil. Pensar ao pequeno grupo dos discípulos de Jesus, 12 pessoas e olha o que fizeram? Revolucionaram a sociedade daquela época, surgiram grandes seguidores convencidos da causa, da pessoa de Jesus Cristo, tornando-se missionários até a dar a própria vida. E nós somos esses herdeiros do Reino de paz, justiça e dignidade para todos. Nós somos os continuadores desta construção, desta missão!



Queremos partilhar com todos vocês o que aconteceu no encontro do dia 9 de maio de 2009 na casa regional das Xaverianas. Bom, para começar o dia estava chuvoso e já com isso a gente se sentiu abençoada pelo bom Deus, aos poucos foram chegando os jovens que coordenam alguns grupos de base, acompanhou-nos também o Pe. Cleiton, assessor do Setor e Pastoral da Juventude, o qual permaneceu a tarde toda.


No desenvolvimento do encontro houve ao inicio um clima de desconhecimento por parte dos participantes no referente à identidade e missão da Pastoral da Juventude, partilhando o quanto é difícil se sentirem parte desta realidade, é evidente, pois há 5 anos que a Pastoral da Juventude aqui em Londrina não se faz presente na nossa Diocese nem houve grande militância por parte dos membros. Mas esta não está morta, está ressurgindo com novos rostos e nova maneira de expressão.


Através de dinâmicas perguntaram-se quais temas, musicas, orações se apresentavam aos grupos de base, foi evidente que não é conhecida a mística e a historia da Pastoral da Juventude, se lhes ofereceu um subsidio para conhecer e ficar mais por dentro desta realidade que carrega em si uma tradição muito rica e que não podemos deixar de lado, porque esta engloba uma formação integral e favorece o protagonismo juvenil em favor de uma sociedade, na qual cada um tenha voz e vez, e se torne cidadão honesto e comprometido com as causas do bem comum.


Finalizamos com uma bonita celebração do Oficio Divino da Juventude que marcou fortemente o nosso encontro, alguns coordenadores tomaram o compromisso de se engajarem ainda mais em favor de um trabalho a nível diocesano, para chamar atenção das paróquias dos seus decanatos e assim unir forcas, partilhar talentos e acreditar na causa da Evangelização da nossa Juventude londrinense. O clima mudou completamente, pois sempre orar juntos nos faz mais próximos e nos faz sentir-nos filhos e filhas de um mesmo Pai.


Este é um trabalho não só deles, mas também de você Jovem que está na sua paróquia lutando por trilhar caminhos novos, mas lembre-se: sozinho não dá pé!




Por isso esteja atento aos nossos apelos juvenis que serão informados através deste blog!


Ir. Felicitas Santiesteban mmxs

Coordenadora da Pastoral da Juventude Arquidiocesana


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...