25 de março de 2009

PACTO PELA JUVENTUDE DE LONDRINA

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LONDRINA ANUNCIA A REALIZAÇÃO DO ATO PÚBLICO DE ASSINATURA DO PACTO PELA JUVENTUDE DE LONDRINA, QUE SERÁ NO DIA 27 DE MARÇO, NA CÂMARA MUNICIPAL.


O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Municipal de Juventude às autoridades municipais e aos candidatos à prefeito, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e plataformas eleitorais, respectivamente. A assinatura do Pacto consiste em uma articulação suprapartidária que envolverá fundamentalmente agentes da sociedade civil e do poder público, que se reunirão no dia 27 de março de 2009, às 10h, na Câmara Municipal de Londrina. A adesão dar-se-á pela assinatura de um Termo de Compromisso.

Já no seu segundo mandato, com a presidência de Rafael Vigentin, o Conselho de Juventude de Londrina acredita que este é um grande passo para colocar a questão como prioridade na agenda pública, transformando as demandas e expectativas da juventude de Londrina em iniciativas, políticas, programas e projetos.

Por meio deste Marco para a Juventude de Londrina, o CONJUVE pretende extrapolar os limites das políticas de juventude e vincular o debate em torno de um amplo projeto de desenvolvimento municipal, ampliando os canais de diálogo com os movimentos juvenis e demais organizações da sociedade civil. Isso se deve à constatação de que, mais do que uma pauta exclusiva dos órgãos institucionais de Juventude, os jovens devem ser tratados como um assunto estratégico por todo o governo. Por isso o Conselho alerta para a necessidade de olhar a juventude não apenas como sujeitos detentores de direitos mas, sim, como sujeitos protagonistas da transformação e do desenvolvimento.

O Conselho pretende realizar ainda este ano mais ações coletivas, como as conferências e outros eventos específicos, em parceria com a sociedade civil, entendendo que as mesmas são o carro-chefe da democratização da administração pública. Estas ações ajudarão a consolidar um grande anseio que o Conselho há muito tempo tem sustentado, que se traduz por tornar o município de Londrina em uma das maiores referências no que tange às Políticas Públicas de Juventude, inserindo a juventude londrinense nos quadros do exercício pleno da cidadania e dos direitos sociais.

Entre as propostas do Pacto, destaca-se a criação do Sistema Municipal de Juventude, composto por órgãos específicos de juventude (secretaria, coordenadoria e/ou outros), com uma política transversal e com dotação orçamentária específica. O Conselho defende que a constituição deste sistema na esfera do Poder Executivo se faça urgente no município de Londrina, uma vez que é imprescindível para o fortalecimento institucional, haja vista a necessidade de espaços institucionais responsáveis pela articulação e implementação de programas e projetos que priorizem as demandas juvenis nas diversas áreas do governo.

O evento poderá contar com a presença de David Barros, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

Participe você também e reafirme seu compromisso com o fortalecimento da Política Municipal de Juventude.

Quais as propostas do Pacto?

PACTO PELA JUVENTUDE DE LONDRINA - Propostas.doc (Clique e faça do download)


Mais informações: 9125-8684 / 9161-6185 / http://conjuve-londrina.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...