2 de novembro de 2008

Exemplo

Referem vários autores que estando um religioso carmelita descalço em oração, apareceu a ele um defunto com semblante muito triste e todo o corpo envolto em chamas "quem sois vós?" O que queres?, Perguntou o religioso.- Sou, respondeu, o pintor que morreu dias passados, e deixei quanto tinha ganhado para as obras piedosas- E como padeces tanto, tendo levado uma vida tão exemplar? Voltou a dizer o religioso.- Ai!, Respondeu o defunto, no tribunal do supremo juiz se levantaram contra mim muitas almas, umas que padeciam terríveis penas no purgatório, e outras que ardiam no inferno, por causa de uma pintura obscena que fiz a pedido de um homem. Por sorte minha se apresentaram também muitos Santos, cujas imagens pintei, e disseram para defender-me que tinha feito aquela pintura imodesta na juventude, que depois eu tinha me arrependido, e cooperado par a salvação de muitas almas, pintando imagens de Santos, e por ultimo, que tinha empenhado o que tinha ganhado, a força de muitos suores, em esmolas e obras piedosas. Escutando o Juiz soberano estas desculpas, e vendo que os Santos interpunham seus méritos, me perdoou as penas do inferno, porém me condenou a estar no purgatório enquanto dure àquela pintura. Avisa, pois, ao cavaleiro N.N.., que ponha fogo; E, ai! de ele se não faz! E em prova de que é verdade o que digo, saiba que dentro de pouco tempo morrerão dois dos meus filhos. Creio, porém, que o cavaleiro da visão tacou ao fogo a imagem escandalosa. Antes de dois meses morreram os dois filhos, e ele reparou com rigorosa penitencia os danos ocasionados nas almas.

(extraido ancora da salvação 1950)

Assim diz São Francisco de Sales sobre o purgatório:

1 - As almas alí vivem uma contínua união com Deus.

2 - Estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhes fosse aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.

3 -Purificam-se de forma voluntária, amorosamente, porque assim o quer Deus.

4 - Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade Dele.

5 - São invencíveis na prova e não podem ter um movimento sequer de impaciência, nem cometer qualquer imperfeição.

6 - Amam mais a Deus do que a si próprias, com amor simples, puro e desinteressado.

7 - São consoladas pelos anjos.

8 - Estão certas da sua salvação, com uma esperança inigualável.

9 - As suas amarguras são aliviadas por uma paz profunda.

10 - Se é infernal a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no coração inefável ternura, a caridade que é mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno.

11 - O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor.

( Extraído do livro O Breviário da Confiança, de Mons. Ascânio Brandão, 4a. ed. Editora Rosário, Curitiba, 1981)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...