26 de outubro de 2008

RETIRO DA PJ

“É bom poder parar, rezar, refletir, pensar, confraternizar”.

Aconteceu no dia 18 de outubro de 2008, o retiro dos coordenadores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Londrina. O Retiro teve como tema: “DEUS SE DEIXA ENCONTRAR POR AQUELES QUE O PROCURAM”. E assim, experimentamos a espiritualidade da PJ que é mais que oração, entendendo que a oração é uma parte da espiritualidade por uma razão simples: há muita gente que faz oração e não tem nada de espiritualidade; somente faz oração, árida, separada da vida, segregada, ilhada da história, que acaba sendo fanatismo, mecanismo orante. “A espiritualidade é muito mais que oração... de nossa oração depende a nossa espiritualidade” (D. Casaldáliga).

O nosso Retiro perpassou a seguinte programação:

Sexta-feira:

22h30 Encontro de toda a equipe na EPESMEL para nos preparar ao Retiro assistindo ao filme: “Nas terras do Bem Virá”.
12h00: Momento Orante Eucarístico seguido da Santa Missa (Fr. Márcio e Pe. Gabriel)
02h30 – repouso - Silêncio

Sábado:

06h00 Saída de Londrina para Jaguapitã.
07h00: Café (Fr. Zezinho)
07h30: Ofício (Ir. Felicitas)
08h15: Parábola dos Poços – 1° Momento (Fr. Zezinho e Fr. Jucinei)
09h15: Parábola dos Poços – 2° Momento (Fr. Zezinho e Fr. Jucinei)
10h00: Meditação: texto Bíblico de Jeremias 18, 1-6 (Fr. Márcio)
11h15: Partilhar o que experimentou no deserto12h00: Almoço partilhado
13h30: Formação sobre Dom Hélder Câmara (Fr. Márcio)
14h30: Formação sobre História da PJ (Fr. Jucinei)
15h30: Planejamento, avaliação, calendário e finalização (Ir. Felicitas)

Nós da Pastoral da Juventude temos um longo caminho a percorrer, são projetos a continuar a caminhada e outros a começar. Nesse dia de retiro, rezamos e refletimos sobre quais são nossas fraquezas e tristezas. Foi um momento de cada um encontrar-se com Deus no silêncio do seu 'eu'. Compartilhar com ele suas dores e alegrias, dar luz aos nossos projetos e a reafirmação do sim dado a Cristo quando assumimos o protagonismo juvenil de levantar novamente a bandeira da PJ. E é por essa bandeira, que levamos conosco uma historia de mártires e santos, que nos reunimos para amadurecer na fé, a luz do Espírito Santo.

Temos uma causa: a juventude, como opção, preferencial. Aproveitamos neste dia também como formação; aprendemos um pouco sobre D. Hélder Câmara: história, opções, pensamentos, e poemas. E como ele mesmo disse: “é graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada certa, mas graça das graças é não desistir nunca'. Dom Hélder que faria 100 anos, agora, deixou-nos um sinal de esperança, de que é preciso lutar contra as injustiças que este sistema nos impõe 'e se amanhã, as massas tiverem a impressão, de que o cristianismo teve medo, que não teve coragem, de dizer a verdade, de mostrar a verdade, então acabou-se o cristianismo'.

Na ternura do Coração da Igreja, somos Pastoral da Juventude!

(Equipe: Robson, Francielly, Gabriele, João, Marcelo, e Marcos)
João Paulo Poças

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...