14 de outubro de 2008

Pé vermelho na missão!

Ao olharmos para a realidade dos nossos grupos, percebemos que a forma como se organizam não costuma ser eficiente, do ponto de vista da ação eclesial, apesar das raras experiências bem sucedidas na última década. Isso acontece por motivos diversos:
Alguns grupos não fazem um processo de amadurecimento da fé porque possuem muitos integrantes e acabam não promovendo a personalização dos mesmos, criando um grande abismo entre as lideranças dos grupos e demais membros.
A reflexão dos grupos privilegia uma ou outra fase da adolescência/juventude, não contemplando todos os participantes, gerando alta rotatividade e impedindo que se construa uma identidade própria comum a todos os participantes.
Outros possuem muito tempo de existência, com coordenações que já não estão mais em idade para participar da PJ, o que impede a renovação na comunidade e o surgimento de novas lideranças jovens.
Também verificamos que existem lugares onde não há uma identidade nítida de Pastoral da Juventude na ação eclesial.
Para que possamos abrir cada vez mais espaços à juventude, devemos investir na formação de coordenadores e líderes de grupos que, conhecendo o Processo de Educação na fé, possam experimentar e amadurecer dentro de si uma espiritualidade focada no Reino de Deus, cuja raiz é a vida do Cristo e o seu projeto libertador. Queremos aprofundar junto com eles a vivência da espiritualidade cristã, que coloca um pé em Deus e o outro na vida, de intensa “Ora-Ação” e de um radical seguimento de Jesus de Nazaré.
Dessa forma, a Escola de Coordenadores pode ser um espaço para a formação: integral, cristã e metodológica dos líderes; possibilitando a realização de um trabalho pastoral eficiente, e voltado às necessidades da juventude. Acreditamos, portanto, que somente desencadeando um novo processo de Pastoral da Juventude em nossas realidades locais, poderemos articular nossos jovens para uma ação pastoral concreta, capaz de formar lideranças que sejam abertas ao diálogo, dotadas de senso crítico, e perspicazes para trabalhar na comunidade de fé.
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Londrina, em parceria com o Centro Juvenil Vocacional Josefino, realizou a Primeira Etapa do Projeto Passo a Passo Pé Vermelho, uma Escola para Coordenadores e líderes de grupos de jovens.
O primeiro passo foi realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro. O segundo será entre 19, 20 e 21 de abril, e o terceiro nos dias 7 e 8 de junho. Contando com a presencia de 40 participantes vindos de Paróquias de Londrina, Cambé, Rolândia, Tamarana e Guaravera. Além dos participantes, uma equipe de aproximadamente 30 jovens trabalhando para a realização do curso.
A idéia é incentivar a reflexão e a prática de membros da comunidade para um trabalho mais eficiente e eficaz junto ao seu grupo, em respostas às demandas dos dias atuais, e a partir de uma formação integral.
Os participantes também responderam a um questionário, através do qual puderam expressar sua visão sobre várias dimensões da vida, como a condição de ser humano, de membro de uma sociedade, de cristão, a juventude, os relacionamentos sociais, sonhos e desafios pessoais, entre outras.
No primeiro passo, que teve como temática central A Pessoa Cristã, buscou-se um auto-conhecimento, fundamentando-se em reflexões sobre o valor da pessoa humana na sociedade, a pessoa de Jesus Cristo, a visão histórica e religiosa sobre Ele, e as formas de apresentar Jesus aos jovens.
O segundo passo vai falar do grupo como Caminho para a Experiência Humana e Cristã, e objetiva capacitar os participantes a desenvolver dinâmicas que favoreçam a experiência em grupo. Para isso, vai abordar os diversos aspectos do grupo – o que é, por que buscá-lo, características de um grupo cristão, formação integral, técnicas e dinâmicas, mística e liturgia.
Na última etapa, intitulada Passo a Passo na Missão, vai responder á seguinte pergunta: “qual meu papel e meu projeto pessoal de vida?”. Vai também mostrar como criar estratégias de planejamento de trabalhos com grupos juvenis. Os temas desta etapa serão: a missão da PJ, Documento de Evangelização da Juventude 85, realidade juvenil, projeto de vida e planejamento da missão.
Quisemos partilhar com todos vocês esta iniciativa da Pastoral da Juventude da nossa Diocese de Londrina, seja, pois, um incentivo para podermos concretizar aquilo que disse o Documento de Puebla no n1185/1188: “Uma juventude organizada é uma juventude forte”.




Provocando a reflexão:

  • O que é necessário para o amadurecimento, e aprofundamento de uma espiritualidade Cristã?
  • Que espaços de formação a tua Paróquia, ou Congregação tem propiciado para que o jovem cultive a mística e a formação cristã?
  • O Documento de Evangelização da Juventude 85 traz uma reflexão sobre a realidade juvenil, projeto de vida e planejamento da missão. Como concretizar os indicativos do documento na realidade eclesial atual?
  • Por que é necessário pensar a formação da juventude a partir das dimensões integrais da pessoa humana?
  • Que experiências de formação além desta você pode oferecer para que possa estabelecer paralelos e comparativos?

Licha Santiesteban

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...