14 de outubro de 2008

Olá querida Juventude!!!!!


Eis aqui para partilhar o acontecido neste final de semana 11 e 12 de outubro de 2008, na correria do serviço da Pastoral da juventude estão incluídas as reuniões executivas do Regional Sul II. Esta vez aconteceu em Ponta Grossa com um frio que só a paixão pela juventude esquentou os trabalhos que seriam desenvolvidos viu?

!E... em que consistem estas reuniões? Ah, é um encontro dos assessores e representantes das varias dioceses que trabalham com a Pastoral da juventude.

É um momento muito rico de partilha dos trabalhos efetuados por cada diocese que configuram o Regional Sul II, no caso participaram as seguintes dioceses: Umuarama, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, União da Vitoria, Apucarana, Maringá, Guarapuava, Toledo e Foz de Iguaçu.

O encontro desenvolveu-se em um ambiente de muita fraternidade e partilha dos projetos, eventos e iniciativas que cada diocese realizou neste triênio, se avaliaram e projetaram-se outras em vistas à décima quinta Assembléia que acontecerá em Curitiba os dias 14- 16 de novembro de 2008 com o tema: “De mãos dadas ousamos seguir enfrente” e o lema é “Viviam unidos e colocavam tudo em comum” (At. 2, 42-47), no qual participarão 4 jovens e o assessor de cada diocese. Para o desenvolvimento da mesma foram realizados alguns trabalhos com antecedência que partiram de uma reflexão das bases como questionários, debates, celebrações etc.

Também se falou sobre o 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que acontecerá os dias 12 a 17 de janeiro de 2009 em Natal - RN, e da Diocese de Londrina irão 2 jovens representando-nos, sem dúvida será uma experiência que marcará o ritmo juvenil dos nossos trabalhos.

Além de se avaliar alguns projetos também se estudou e refletiu o tema do próximo DNJ: “O desafio de pautar na comunicação as razões de viver da juventude brasileira”, comemorando o centenário de Dom Helder Camara. (E aí jovens, como vocês se estão preparando para este DNJ?...)

Estas reuniões são sempre uma riquíssima partilha e um momento para recuperar o fôlego dos nossos trabalhos na construção do Reino de Deus em meio do cenário juvenil que está aberto a se tornarem discípulos e missionários num contexto contemporâneo cheio de grandes desafios, porém cheio de sinais de vida e esperança.

Agradecemos ao nosso Bispo Dom Orlando Brandes pela possibilidade e o apoio dado para que a nossa Diocese caminhe junto e de mãos dadas ao Regional Sul II que busca optar afetiva e efetivamente pela Juventude.
Ir. Felicitas Santiesteban
Missionária de Maria-Xaveriana
Assessora da Pastoral da Juventude

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom que a PJ de Londrina está se firmando e trabalhando pela Juventude. Somente na interação e organização poderemos organizar uma juventude em busca de caminhos novos e transformadores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...