22 de outubro de 2008

DNJ 2008


E a PJ esteve lá...

Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude o Setor Juventude de Londrina Promoveu a 2° Caminhada pela Paz, que contou com a participação de cerca de 500 jovens vindos de Londrina e região.
Refletindo o tema deste ano que foi "Juventude e Meio de Comunicação" e o lema "Queremos pautar as razões de nosso viver”, foi realizada uma missa itinerante celebrada por Pe. Cleiton. Houve várias paradas durante o trajeto.

A PJ ficou com a abertura, na qual, através de cartazes resgatou a história de todos os DNJ's, e com uma dança introduziu o tema. A cada parada uma pastoral ou movimento juvenil se responsabilizou pelo momento. A PU no ato penitencial despertou nos jovens a necessidade de ficarem atentos aos sinais de morte que os rodeiam. Com a entrada de Maria Três Vezes Admirável de Schoenstatt, cada um pode professar sua fé a Nossa Mãe.

A Missa terminou na Catedral com a Liturgia Eucarística celebrada por Dom Orlando que vê a manifestação do DNJ como “um grito da juventude londrinense que quer um mundo novo, uma juventude que tem fome da palavra de Deus”. Para ele a religião vem para contribuir com a juventude, dando a ela meios de desviar dos grandes perigos, como a droga, a violência e a prostituição.

A bênção final foi após astearem a Bandeira da Paz ao som do Hino Nacional. No final simbolizando a união e a partilha entre os jovens de Londrina, houve a partilha dos pães.

O DNJ 2008 mostrou que a juventude está preocupada com o aumento da violência e quer paz, e é a partir da temática deste ano que o jovem precisa urgentemente lutar para uma maior participação em políticas publicas e que cada um assuma o papel de protagonistas da realidade em que vivem.

Francielly Hellena Camilo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...